Image Map

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Profissão... É hora de mudar??

Oii pessoal!!



Todos nós quando aproximamos da vida adulta começamos a pensar na estabilidade financeira e para isso a grande maioria das pessoas vão pelo caminho da graduação ou pelo menos assim tentam primeiramente. 

Mas e se não foi a escolha certa??


Você escolhe um curso que mais se encaixa ao seu perfil ou até mesmo por estar entre as profissões mais bem pagas do momento. Mas o propósito é a tão sonhada estabilidade financeira logo após o fim dos estudos...


Infelizmente não é bem isso que acontece sempre hoje em dia e isso causa uma frustração muito grande para o recém formado. Pior ainda é quando a idade passa a pesar mais nessa situação. 

As cobranças são muitas, vindas de familiares e principalmente de nós mesmo, pois as expectativas no começo são tão grandes que nos culpamos por não conseguirmos entrar para o mercado de trabalho com a profissão que escolhemos. Ainda temos outro problema que atrapalha muito que seria os "Q.I."(Quem Indica), que a maioria das pessoas recorrem após tentarem sem sucesso o tão sonhado emprego. 

Dizem também que "quem não puxa saco, puxa carroça". E você, o que acha disso? Será que vale a pena realmente apoiar um político ou ter uma amizade de alguém importante somente para garantir sua vaga? É difícil ser contra ou a favor desse ditado, e em algumas áreas é quase impossível você conseguir seu lugar somente porque foi um ótimo aluno na época da faculdade ou fez vários cursos complementares. 
Um dos problemas que isso pode trazer, nós podemos ver claramente como por exemplo na área da saúde, que é muito comum acontecerem casos absurdos devido a profissionais despreparados atuando tirando muita das vezes a vaga de alguém que se dedicou e está mais qualificado.

E assim muitos desistem da carreira e partem para o plano B, seguindo outro caminho que muitas vezes no começo não é bem aceita. A mudança as vezes assusta mais até mesmo o fato de não estar empregado na área que escolheu, pois vivemos em uma sociedade que privilegia algumas profissões e despreza outras, sem contar que se você estiver entre os 30 anos muitos acham um absurdo recomeçar uma graduação e uma nova profissão. 

Mudar de área é sempre uma decisão difícil, mas não impossível. 

Pode levar algum tempo até um profissional se decidir por mudar totalmente ou parcialmente sua vida profissional. Infelizmente não sabemos se a mudança vai dar certo ou não, mas temos que tentar. O que não podemos deixar acontecer é continuar da mesma forma, frustrados tentando algo que também não sabemos se vai dar certo no final, decepcionado por não se sentir qualificado suficiente para o mercado de trabalho e o pior de tudo infelizes.

O que vale a pena é tentar ser feliz e mesmo que seja necessário recomeçar em outra área. Gostou do post? Se tem uma história parecida conte aqui nos comentários ok... bjuss


Nenhum comentário:

Postar um comentário